terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ilusão de ótica (ilusão de óptica)

O que são  ilusões de óptica (significado)?

"O termo Ilusão de óptica se aplica a todas as ilusões que “enganam” o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo errôneo. Algumas são de caráter fisiológico, outras de caráter cognitivo."


As ilusões são muito boas para se  ter uma ideia de como funciona nosso cérebro, porque podem revelar os contrastes escondidos em um sistema visual e também podem falhar. Sendo assim as ilusões são divertidas, porque combinam elementos claros e elementos surpresa em uma única cena.





Ambíguas


As imagens ambíguas, sempre contém mais de uma cena na mesma imagem.
Seu sistema visual interpreta a imagem em mais de um modo. Embora a imagem em sua retina permaneça constante, você nunca vê uma mistura estranha das duas percepções sempre é uma ou a outra. 

Escondidas


São imagens que a primeira vista não apresentam nenhum significado, mas depois de observar você irá se surpreender. 

Impossíveis

Sensacionais imagens que inexplicavelmente parecem normais, mais se repararmos bem, são impossíveis...

Letras


Nossos olhos realmente nos enganam, aqui você descobrirá várias formas e tipos de letras que enganam nossa vista.

Após Efeito


São imagens que depois de visualizadas revelam novas cenas.

Anáglifas 3D


São figuras ou cenas que , submetidas a filtros coloridos, apresentam diversos níveis de profundidade, quase exatamente o que nossos olhos enxergam quando as vê. A visão em três dimensões (ou esterioscópica) depende muito do fato de possuirmos dois olhos (visão binocular). Você pode verificar que, ao fechar um de seus olhos, perderá grande parte da noção das distâncias entre os objetos. Isso ocorre porque os dois olhos captam a imagem do mesmo objeto de posições diferentes, devido à distância entre os olhos. Essas duas imagens são superpostas no cérebro, o que dá a sensação de 3D.

Estereogramas


Esse efeito, que não passa de uma fascinante ilusão de ótica, pode ser obtido graças à capacidade que nossos olhos têm de enxergar, como se estivessem em diversas profundidades, imagens repetidas horizontalmente, dispostas em distâncias levemente alteradas.

Arte

São obras publicadas de artistas consagrados com maravilhosas ilusões de óptica




















































São tantas ilusões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!
Obrigada por comentar!
Aproveita para curtir e me seguir também!
Um beijo!!