quarta-feira, 14 de novembro de 2012

FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE (ABORDAGENS PEDAGÓGICAS)




PEDAGOGIA TRADICIONAL
O filme faz importantes reflexões sobre a educação, e enfatiza a importância e seriedade do papel do professor no espaço em que atua. A educadora que protagoniza o filme inicia suas atividades em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, lecionando as disciplinas de inglês e literatura. Ao chegar à escola, cheia de planos e ideais para incrementar as aulas ela se depara com uma dura realidade, violência, problemas familiares, desmotivação, indisciplina e discriminação. Sua turma era formada por alunos de várias etnias, vindas de uma realidade social violenta e traziam consigo o estigma da exclusão, também sofrida dentro da escola. No primeiro contato com os alunos a Senhora G, como passou a ser chamada na turma, utilizou o método pedagógico tradicional, que era indicado pela direção, não atingindo os alunos que, desmotivados, apresentavam sérios problemas de disciplina.

PEDAGOGIA RENOVADA
Erin não se satisfaz com o método pedagógico tradicional e traz novas propostas de ensino para seus alunos, uma das técnicas utilizadas é através da música, passando a conhecer cada um deles, no primeiro momento os argumentos são estranhos, os questionamentos são ofensivos. Intensamente chocada a professora pergunta se vale à pena participar de gangues, e se serão lembrados pelas atitudes. Nesse instante a primeira semente é lançada, cada um tem a oportunidade de falar de si próprio, de seus medos, suas angústias, suas mágoas e demasiada violência em que estão inseridos.  Nestas cenas podemos identificar a chamada Aprendizagem Escolar, explana sobre a avaliação diagnóstica, as possibilidades que são dadas aos educadores de evidenciarem características que os alunos já possuem e identificar potencialidades dos mesmos para utilizá-los na estruturação do processo de ensino aprendizagem. Ao cultivar esta relação com os estudantes, e compartilhando de forma ativa ao mundo deles, a professora conquista a confiança, dessa forma, passa a etapa de superação das dificuldades, através da metodologia da escrita em diários, adota um projeto de leitura e escrita baseado no livro “O diário de Anne Frank”, todos os alunos leem o livro e a partir deste registram em seus diários tudo o que sentirem vontade de escrever a respeito da sua própria vida.

PEDAGOGIA TECNICISTA
Com relação ao método tecnicista, não ficou bem claro no filme o desenvolvimento dessa pedagogia, porém, percebe-se no decorrer do filme que este método é usado, não deforma destacada, mas de uma maneira intrínseca e perceptível. No filme a Professora usa o método tecnicista da educação escolar organizando o processo de habilidades e atitudes de conhecimentos específicos, uteis e necessários para que o indivíduo se integre no sistema social global. Seus conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc. È matéria de ensino apenas o que é redutível ao conheciemntos que pode ser observado, os conhecimentos decorrem da ciência objetiva. Por fim, a introdução de seus alunos no sistema social, obteve um sucesso bastante agradável, pois não só fez com que aqueles alunos tivessem algo especifica a serem especializados como também fez com que eles desenvolvessem suas principais habilidades em forma de artes, como a questão do teatro, da dança, da música e do escritor.

PEDAGOGIA LIBERTADORA
 No filme em questão, ficou fácil identificar essa pedagogia libertadora, pois fica claro que a Professora protagonista ao tentar de forma fracassada repassar seus conhecimentos no método tradicional, onde o professor é detentor do conhecimento e nada mais, ela recorre a este outro método, na qual é construído e esquematizado de acordo comas vivencias dos estudantes e sempre em forma de diálogo, através de grupos de discussões. E tudo isso se da de forma bem claro no filme, pois à Professora G. utiliza dessa pedagogia para poder melhor explorar a participação de seus alunos, e assim promover uma integração de forma inclusiva em sua classe. Ela não é tida como uma autoridade educacional, e sim uma facilitadora, tendo uma relação horizontal com sua turma.

PEDAGOGIA LIBERTÁRIA
Essa pedagogia teve seu destaque durante boa parte do filme. Quando a turma da Professora Erin teve um grande progresso com a implantação da pedagogia nova, os conteúdos de ensino não eram mais uma exigência nem uma obrigação. Pelo contrario, essa era a nova pedagogia implantada (Pedagogia Libertária), onde os conteúdos são colocados à disposição do estudante, mas não são exigidos. É apenas um instrumento a mais, porque o importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo. E isso se deu de forma harmoniosa naquela escola, pois foi feita uma base desde o inicio desse método, para que os alunos daquela escola tivessem a consciência de tudo àquilo que lhes seriam passados, acarretando então total sucesso nos conceitos implantados pela Professora G.

FOTO DOS VERDADEIROS ESCRITORES DA LIBERDADE

BIBLIOGRAFIA
:Filme:
 Escritores da liberdade
(Original: Freedom Writers) País: EUA/Alemanha -Gênero: drama. Classificação: 14 anos. Duração: 123 min. Ano: 2007. Direção:Richard LaGravenese. Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher. Elenco:Hilary Swank ,Patrick Dempsey,Scott Glenn,Imelda Staunton, April Lee Hernandez, Mario,Kristin Herrera,Jacklyn Ngan,Sergio Montalvo, Jason Finn,Deance Wyatt,Vanetta Smith,Gabriel Chavarria,Hunter Parrish, Antonio Garcia4


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