quarta-feira, 28 de maio de 2014

Anvisa reconhece que existem muitos benefícios em produtos fitoterápicos


Produtos são diferentes dos medicamentos testados em laboratórios.
Uso de plantas como remédio já é uma tradição em diversos estados.

A ciência dá razão à sabedoria das avós, que sempre aconselharam o uso de chás para resolver problemas de saúde. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconheceu os benefícios de produtos fitoterápicos, que são diferentes dos medicamentos fitoterápicos.
O uso de plantas como remédio é tradição em vários estados. Ir à feira comprar gengibre e alho para curar a gripe funciona. Esses produtos foram testados em laboratórios. Eles fazem parte da nova lista da Anvisa, com 43  medicamentos  fitoterápicos à base de alimentos cujo efeito foi comprovado cientificamente, incluindo alho, alcachofra e gengibre.
Atualmente, a Anvisa reconhece 390 fitoterápicos, transformados pelas  indústrias em cápsulas ou xaropes. A agência criou também uma nova categoria: a dos fitoterápicos tradicionais. São produtos feitos, por exemplo, com arnica, eucalipto e maracujá. Eles foram reconhecidos sem necessidade de pesquisas porque os efeitos medicinais já são consagrados há anos pela população.
"A gente gostaria de resgatar esse já vasto conhecimento sobre as plantas medicinais. Eles foram avaliados pela Anvisa, então você tem certeza da identificação e da qualidade daquele produto", explica Ana Cecília Bezerra Carvalho, coordenadora de fitoterápicos da Anvisa.
A nova lista tem 16 produtos. A camomila, famosa como calmante natural, está no dia a dia de muitos brasileiros.
Na hora de comprar um fitoterápico, não é preciso ter receita médica. Mas é importante a orientação de um profissional. Um médico acredita que os produtos naturais podem ajudar na recuperação de algumas doenças. "É uma fonte de saúde, um recurso inestimável para a saúde da gente e ao alcance da população’”, analisa o médico Marcus Freire.
ENTENDA AS DIFERENÇAS
Medicamentos fitoterápicos:
- feitos à base de plantas;
- testados em laboratórios;
- com adição de produto sintético.
Produtos fitoterápicos:
- usados pela população há mais de 30 anos;
- exemplo: alho e gengibre, que são anti-inflamatórios;
- sem adição de produtos químicos;
- não foram avaliados em laboratórios;
- podem ser vendidos desidratados ou em pó;
- encontrados sem adição de nenhuma química.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/05/anvisa-reconhece-que-existem-beneficios-em-produtos-fitoterapicos.html